6krx70pdgPreservar o meio ambiente é fundamental ao bem-estar de trabalhadores no canteiro e de outras pessoas que vivem no entorno dele. Em serviços como concretagem, a qualidade ambiental dependerá de ações para reduzir o desperdício de material e o excesso de barulho gerado por vibradores e caminhões.
Segundo Arcindo Vaquero y Mayor, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), para evitar o desperdício, basta que todo o concreto seja colocado na fôrma. “Se a fôrma for muito estreita, podem ser usados anteparos para conter a perda do material”, orienta.

Já para reduzir os ruídos, o melhor é abrir mão dos vibradores, empregando concreto usinado autoadensável. Caminhões-betoneiras e bombas de concreto devem estar em perfeitas condições mecânicas para não gerar barulho nem emitir fumaça.

Próximo ao canteiro, veículos devem fazer descarga em locais que não atrapalhe o tráfego de carros e pessoas. Antes de deixar a obra, rodas e pneus dos caminhões são lavados, para não espalhar sujeira pela vizinhança.